Com a diminuição da burocracia em alguns âmbitos do empresariado, é comum ver profissionais trabalhando como Pessoa Jurídica. Porém, as responsabilidades são muitas ao abrir um CNPJ. Pensando nisso, vamos mostrar a importância de ter uma contabilidade especializada administrando seu negócio.
Primeiramente, é preciso ressaltar os benefícios de abrir um CNPJ. Acompanhe:
• Economia Tributária: Dependendo de como foi instituído e a atividade exercida, a soma dos tributos de uma PJ pode representar uma porcentagem menor que a metade de uma PF;
• Crédito Bancário: Facilidade para conseguir empréstimo e financiamento perante instituições bancárias e financeiras;
• Credibilidade: Passa mais confiança para o cliente final;
• Oportunidades: Aumento de busca por profissionais PJ, sendo algumas vagas inclusive exclusivas.
Juntamente com esses pontos positivos, é preciso ter um bom serviço de contabilidade para se manter regularizado, calcular corretamente os tributos e cumprir com as obrigações da empresa.
CNPJ x Contabilidade Especializada: Entendendo
Com o propósito de simplificar, vamos descrever brevemente os principais tópicos contábeis relacionados a regularização do seu CNPJ.
Atuando como PJ, é preciso recolher os seguintes tributos:
• Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
• INSS;
• Programa de Interação Social (PIS);
• Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza (ISS).
Inegavelmente, é essencial controlar precisamente os tributos e suas datas de vencimento. Se, por exemplo, ocorrer uma falha nessa área, é possível que o Fisco aplique multas e outras penalidades. Além disso, podem ocorrer cálculos incorretos e isso gerar mais impostos que o eventual. Adivinha como é possível eliminar esses riscos? Exatamente, com um bom serviço de contabilidade.
Enquadramento Tributário
Antes de mais nada, ao abrir uma empresa, é possível escolher três regimes tributários com cálculos diferenciados entre si. Confira:
• Lucro Real: Impostos incidem diretamente sobre todos os recebimentos do negócio (receita bruta);
• Lucro Presumido: Há uma reserva de um certo percentual da receita bruta e desse valor incidem os principais tributos;
• Simples Nacional: Exclusivo para pequenos negócios (MEI e EPP), possui alíquotas reduzidas e obrigações simplificadas.
Portanto, com uma contabilidade especializada, seu CNPJ receberá simulações e cálculos que mostrarão o enquadramento mais benéfico.
Notas Fiscais
Primeiramente, saiba que é obrigatório emitir notas fiscais. Esse documento comprova a legalidade e recolhimento dos tributos provenientes de qualquer atividade. Emitindo NF, a empresa mantém-se regularizada. Existem plataformas de contabilidade online que facilitam a emissão de Notas Fiscais de Serviço Eletrônica (NFS-e) com segurança.
Sua Empresa, Seu Contador
Acima de tudo, o Código Civil diz que todas as empresas devem entregar diversas declarações anualmente (juntamente com as obrigações descritas acima). Pensando nisso, a contratação de uma contabilidade especializada é obrigatória. O serviço oferece vários benefícios que permitem mais liberdade ao empresário para focar em outras áreas, deixando questões contábeis à sua equipe de confiança. Isso evita erros, elimina dúvidas sobre tributos e legislação fiscal, minimiza certos pagamentos tributários, facilita emissão de NFs, alivia muita burocracia na rotina do empreendedor, garante economia de tempo e principalmente de recursos.
Mesmo assim, ficou alguma dúvida? Já possui CNPJ e quer saber mais sobre o papel da contabilidade para sua empresa? Dê uma olhada nos artigos anteriores e entre em contato com a Gener.
Vamos Resolver!