Por mais que pareça óbvio, existem muitos caminhos que levam seu negócio a ter lucro. Sendo assim, não dá pra apontar uma solução como principal ou única, é preciso avaliar as opções. Por exemplo, temos conceitos como preço, prazo, atendimento, pós venda, qualidade, compromisso, etc. Dessa forma, já encontramos uma resposta simples para a questão ‘Abrir um negócio, dá lucro?’ Sim, definitivamente. Mas, como?
Primeiramente, focando na fidelização como maneira de alcançar lucro, vamos explicar brevemente o que é: Quando se tem um cliente retido, que volta a comprar constantemente, ele se tornou fidelizado. Fiel ao que você entrega (seja produto ou serviço), esse cliente vai propagar sua marca e consumir, espera se que cada vez mais. Existe um estudo que diz que 5% dos clientes fidelizados podem gerar um aumento de até 95% nos lucros vindouros. Essa é a relação entre LUCRO x FIDELIZAÇÃO.
Apesar do significado objetivo, existem diferentes tipos de clientes fidelizados, acompanhe:
• Convictos: Clientes com hábito de consumir apenas uma marca;
• Divididos: Gosta do seu produto, mas é aberto ao mercado e pode consumir outras marcas;
• Inconstantes: Gosta do seu produto mas, se acharem um produto com preço menor, é provável que mudem de marca.
FIDELIZAÇÃO E MARKETING
Tanto quanto saber fidelizar, é preciso entender COMO chegar nisso. Com uma base sólida de clientes é mais fácil adquirir novos compradores. Ao fidelizar, seu negócio terá uma base mais consistente de despesas e, mais importante, uma noção maior do quanto pode arrecadar ou investir. Através desse pensamento, é fácil concluir que o marketing mais eficiente nessa estratégia é o dos seus próprios clientes. Alie as opiniões deles com sua estratégia de posicionamento, divulgue depoimentos, engrandeça a posição opinativa dos seus compradores para atrair outros. Será orgânico, com maior alcance virtual e físico, resultará em engajamento e isso pode estimular outros clientes indecisos.
Similarmente, é preciso administrar críticas negativas e ter um bom gerenciamento de crises (olha o marketing aí de novo). Converter más impressões e mostrar através de dados humanizados que você pode fazer a diferença sem entrar no jogo de preços só mostra o posicionamento firme e atraente da sua marca.
Fidelizar envolve promoções, compreensão das brechas no seu negócio, balancear valor e qualidade, ter paciência para contornar determinadas situações, etc. Não esqueça o título do artigo: Lucro é consequência de uma fidelização bem feita, não esqueça disso.
Com o fim do tema da Lei da Liberdade Econômica, vamos abordar assuntos pertinentes aos empreendedores, novos e experientes. Acompanhe o blog da Gener Contabilidade e fique por dentro de todas as nossas dicas.
Vamos resolver!