Modelos de Empresa: Prestadores de Serviços

Hoje em dia, existem vários modelos de empresas. Logo, é comum ficar perdido quando o pensamento de abrir um negócio vem à mente. Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar sobre um dos padrões que mais crescem no mercado: Prestadores de Serviços. Buscando auxiliar no processo de abertura e no entendimento do conceito, acompanhe abaixo e, como complemento, não se esqueça de buscar uma contabilidade especializada.

PRESTADOR DE SERVIÇO: O QUE É E O QUE FAZ

Basicamente, se existe o processo de realizar uma atividade e receber remuneração por isso, pode ser chamado de prestação de serviço. A empresa desse modelo não transforma e desenvolve produtos como a indústria, nem vende normalmente como atacado e varejo. Todavia, as empresas de serviços representam cerca de 70% do PIB, segundos dados do IBGE. Inclusive, isso não é algo inesperado, uma vez que esse setor reúne várias atividades como cabeleireiros, consultores, desenvolvedores, profissionais de TI, publicitários, etc. Dessa forma, os empreendedores tem várias opções de investimento, tanto para montar seu MEI, quanto mirar em uma micro ou pequena empresa.

FORMALIZAÇÃO

Para não acabar atuando na informalidade, vale a pena contar com um serviço especializado de contabilidade. Inegavelmente, regularizar sua prestadora evita problemas futuros com órgãos fiscalizadores, podendo até ser fechada enquanto não resolver certas pendências. Aliás, sem a devida formalização você fica impedido de emitir notas fiscais e participar de licitações. Resultado? Menos clientes e possibilidades.

Decidindo pela formalização, é hora dos próximos passos. Partindo do básico: Qual serviço será prestado? Tem um preço em mente? Definiu nome e perfil do público-alvo? Onde será seu espaço de trabalho? Obtenha essas respostas e continue prosseguindo.

CONSIDERAÇÕES PRÉ ABERTURA

Ainda existe um caminho a percorrer antes de abrir sua prestadora de serviços. Primeiramente, procure um serviço de contabilidade especializada para auxiliar nas particularidades de sua área de atuação e legislação. Tudo isso resulta em processos e impostos diferenciados. Além disso, decida quais atividades sua empresa irá atuar. A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) é uma lista de códigos com todas que são possíveis de exercer no nosso país. Escolher as atividades primárias e secundárias é obrigatório para abrir um CNPJ.

PROCESSO DE ABERTURA

Após tantas decisões, é hora de separar os documentos necessários e fazer seu registro de abertura. Já adiantamos: será preciso um pouco de paciência e profissionais competentes de contabilidade especializada para que não aconteçam erros. Cada município e estado tem sua legislação específica, o que resulta em mudanças na abertura entre uma localidade e outra. Entre em contato com a Prefeitura e Secretaria Estadual da Fazenda para saber como funciona na sua região.

DIFERENCIAIS

Além de abraçar várias áreas de atuação, ser Prestador de Serviços pode alterar seu modo de trabalhar. Por exemplo, uma das facilidades é o conhecido Home Office. Em alta no mercado, essa modalidade de trabalho inclui muitos profissionais de comunicação, marketing digital e programação que podem montar empresas em casa, bastando ter internet e um computador. Apesar da mudança brusca de rotina, ao saber separar seu trabalho da vida pessoal é possível conseguir muitos benefícios trabalhando dessa maneira.

Atualmente, muitas equipes e escritórios abraçam esse formato de atuação pela facilidade em entregar múltiplos trabalhos para diversas empresas, ampliando o leque de atuação e, em geral, atendendo clientes de cidades vizinhas e até mesmo estados.

Espero que esse artigo contribua para o desenvolvimento de seus projetos, estamos à disposição para tirar todas as dúvidas.

Conte com a Gener!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *