Mulheres empreendedoras
Hoje em dia, está cada vez mais comum encontrarmos mulheres à frente de um negócio de sucesso, dentre os mais variados nichos que vão desde: pequenos salões de beleza até á multinacionais. Como no dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, decidimos trazer cinco histórias de empreendedoras de sucesso.
Mulheres que Empreendem
Segundo a pesquisa GEM de 2018, já são mais de vinte e quatro milhões de brasileiras empreendedoras, ou seja, as mulheres já estão à frente de mais de mais de 43% dos negócios no país, neste número grande parte (98%) atuam como MEI ou sócias de micro e pequenas empresas.
Infelizmente em grandes corporações o cenário é outro: apenas 0,2% das empreendedoras do Brasil são sócias de grandes empresas.
Mulheres que Inspiram
Agora vamos te apresentar cinco mulheres inspiradoras de grande sucesso em seus empreendimentos.
Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza
Luiza Helena Trajano é uma das mulheres mais poderosas do país, estando à frente da rede de lojas Magazine Luiza, ela foi responsável pelo grandioso sucesso que a rede de lojas tem desde 1992.
Ainda jovem com 12 anos, Luiza já trabalhava no varejo, durante as férias escolares. Nesta época a Magazine Luiza ainda era uma pequena rede de lojas da família, situada no interior de São Paulo.
Com 18 anos, Luiza começou a trabalhar na rede familiar, a partir daí, passou por todos os setores da empresa até chegar ao comando. Quando assumiu os negócios da família, Luiza logo aplicou sua visão, quando implantou o conceito de lojas virtuais no Magazine Luiza.
Desde então, com Luiza à frente da rede de varejo, o Magazine Luiza comprou diversas outras empresas para poder expandir, e então, alcançar os 16 estados brasileiros nos quais o Magazine Luiza atua hoje em dia.
Após anos de dedicação ao negócio, Luiza Helena Trajano hoje é presidente do Conselho de Administração da rede, e frequentemente é convidada para palestras e debates sobre empreendedorismo.
Leila Velez e Zica Assis – Instituto Beleza Natural
Fruto da parceria de uma doméstica (Zica) e uma atendente do McDonald’s (Leila), em 1993 nascia o Instituto Beleza Natural, que começou devido a um produto que as amigas decidiram criar para melhorar a autoestima.
Após a criação do produto específico para cabelos cacheados, as então sócias, abriram o salão Beleza Natural, que rapidamente conquistou uma carteira grande de clientes, devido á qualidade de seus produtos e serviços.
Devido ao sucesso que fizeram, as amigas se viram com a necessidade de expandir o negócio, então, novas filiais foram inauguradas no Rio de Janeiro.
Hoje o Instituto Beleza Natural é a maior rede especializada em cabelos crespos e cacheados do Brasil. São 40 unidades em funcionamento, uma fábrica de cosméticos e a pretensão de levar o negócio á outros países.
Juliana Mansur – Undertop
Em 2002, Juliana que era dona de uma pequena confecção, que produzia peças para outras marcas, ficou insatisfeita e decidiu ficar 16 anos fora do mercado.
Após o longo período, Juliana notou que havia demanda por peças femininas específicas, unindo seu conhecimento e sede sucesso, decidiu fundar a Undertop, marca especializada em bodies e tops.
A partir de um trabalho que começou com cinco peças e vendas feitas através do Instagram, hoje o negócio fatura R$2,1 milhões com moda feminina de luxo.
Janete Vaz e Sandra Costa – Grupo Sabin
Em 1984, duas bioquímicas decidiram optar pelo empreendedorismo.
As farmacêuticas, mesmo sem experiência em gestão, começaram a fortalecer laços com a classe médica, até que um dia, decidiram criar o Sabin Medicina Diagnóstica, empresa que hoje é referencia no setor.
Inicialmente a dupla contou com a ajuda de profissionais especializados para dar o start no negócio.
A empresa que começou com 3 funcionários, hoje conta com mais de três mil, distribuídos em 200 pontos de atendimento pelo Brasil.
A frase que elas levam até hoje para seus novos funcionários é: “Tire seus sonhos da gaveta”.
Fabíola Fonseca – Mulheres do Café
Aos dez anos de idade, Fabíola já trabalhava com a venda de balas. Nesta idade, ela também criou a sua primeira sociedade de revistas em quadrinhos.
Com 20 anos, ela fundou sua própria empresa, chamada Poderoso Açaí. Através dela, Fabíola difundiu o consumo da fruta em São Paulo.
Atualmente ela é idealizadora do Mulheres do Café, rede especializada em realizar coffee breaks personalizados, um negócio inclusivo e voltado ao empreendedorismo feminino, oferecendo acesso e oportunidade de desenvolvimento, autonomia e geração de renda para mulheres de todo o país.
Quando é a hora certa para empreender?
No Brasil, surgem diversas novas empreendedoras todos os dias, o cenário está crescendo rapidamente e as mulheres estão cada vez mais decididas a ter seu próprio negócio.
Nós da Gener Contabilidade sabemos que abrir o seu negócio não é uma tarefa tão fácil, por isso, criamos um e-book que serve de guia para lhe ajudar a dar o passo inicial rumo a empreendedorismo, você pode fazer o download do seu clicando aqui.
Espero que você tenha gostado deste texto e tenha se inspirado com estas incríveis mulheres empreendedoras.
Espero te encontrar novamente aqui em breve, até logo.
Vem com a Gener e #VAMOSRESOLVER.