Atualmente, existem muitas modalidades de trabalho e oportunidades para profissionais que focam na versatilidade. Eventualmente, com a facilidade de prestar serviço para várias empresas, surge a necessidade de se formalizar. Um desses modelos, o Prestador PJ, acaba gerando mais confiança ao contratar uma contabilidade especializada, facilitando seus deveres tributários, entrega de NFs, entre outras obrigações. Pensando nisso, elaboramos uma breve explicação sobre a relação entre o profissional e sua contabilidade.
Primeiramente, é necessário entender sua necessidade principal ao contratar um serviço de contabilidade, levando em conta o fator ‘valor x praticidade’. Hoje em dia, existem opções online que também atendem as demandas com soluções modernas.
Portanto, se você é um prestador de serviços com CNPJ, já deve estar pensando em como simplificar algumas tarefas. Por exemplo, seria ótimo emitir notas fiscais de maneira prática e simples, não? Automatizar o pagamento de sua guia de impostos? Com um serviço de contabilidade especializada, é possível atribuir essas atividades com facilidade.
Contabilidade: Facilidades
Inegavelmente, nosso país possui um sistema tributário complexo, com diversas obrigações fiscais, exigindo um conhecimento específico que a maioria das pessoas raramente possui. Pensando nisso, ter um contador ajuda a manter a parte contábil em ordem, possibilitando o cumprimento de todas as exigências legais. Além disso, o profissional pode dar orientações relacionadas à vida financeira da empresa, contribuindo na tomada de decisões estratégicas e servindo de proteção ao ajudar a empresa a agir sempre dentro da lei.
Consequentemente, acertando na escolha da contabilidade, você terá o suporte necessário para cumprir todas as suas obrigações fiscais.
Pessoa Jurídica: Contratação e Benefícios
Uma das principais estratégias para reduzir custos em uma empresa é a contratação de PJ. Porém, é preciso analisar com muito cuidado as principais características desse formato de trabalho.
Só para ilustrar, o indivíduo que trabalha como PJ atua como se fosse uma prestadora de serviço. Nesse caso, o profissional precisará adquirir um CNPJ perante a Receita Federal, alvará de funcionamento perante a Prefeitura para emitir notas fiscais, inscrição estadual e outras licenças burocráticas necessárias. Existem alguns tipos de empresas disponíveis, como MEI, EIRELI, Empresário Individual, etc.
Acima de tudo, esse tipo de contratação exclui as exigências de uma relação trabalhista, como pessoalidade e subordinação. Não é necessário arcar com todos os encargos e obrigações trabalhistas também, além da contribuição sindical. No entanto, o profissional deverá cumprir as demais obrigatoriedades de uma empresa.
Devido ao momento de instabilidade política e econômica do nosso país, é preciso estudar diferentes estratégias para reequilibrar as contas. Logo, a contratação de PJ contribui para economizar e reduzir custos na folha de pagamento.
Por fim, analise com calma as vantagens listadas abaixo e veja se sua empresa está pronta para atuar com esse tipo de profissional:
• Redução de Custos: Diminuição de gastos com 13º, férias, horas extras, contribuições, exame admissional, treinamentos, custos rescisórios, etc;
• Menos Burocracia: Existe apenas o contrato firmado entre empresa X profissional, sem interferência do Governo;
• Liberdade de Benefícios: Melhor condição de ofertar remunerações e bônus sem interferir no ‘salário’;
• Jornada Flexível: Não precisa seguir os horários impostos pela lei, podendo ser acordado livremente entre as partes;
• Setor de RH menos pressionado: Com a expertise do prestador PJ, o RH pode se concentrar em atividades mais estratégicas.
Portanto, com essas duas características bem explicadas, esperamos que o processo de contratação se torne mais intuitivo e assertivo. Dessa maneira, o profissional pode direcionar seus esforços nos trabalhos realizados enquanto sua contabilidade garante a procedência dos processes envolvidos.
Conte com a Gener, vamos resolver!