Muitos profissionais de saúde procuram meios de pagar menos impostos, com os médicos não é diferente. Com uma contabilidade especializada para médicos, é possível, no mínimo, pagar aquilo que realmente representa o que é exigido pela legislação, sem prejuízo ao profissional. Porém, existem muitas dúvidas sobre a necessidade de se tornar pessoa jurídica para prestar seus serviços, pagar seus tributos, etc.
Contabilidade Especializada: Considerações
Primeiramente, o médico-empreendedor deve considerar seus valores totais de faturamento, comparando os impostos pagos como PJ ou como autônomo. Como PJ, é possível reduzir substancialmente sua carga tributária. Inclusive, em relação à tributação, a contabilidade para médicos PJ é bem menor do que um profissional pessoa física..
Geralmente, o médico pode estar pagando mais impostos do que deveria sobre o faturamento obtido. Pensando nisso, é necessário buscar uma avaliação competente sobre os diversos fatores que influenciam seus tributos, resultando no modelo de negócios mais vantajoso para cada profissional. Ou seja, a contabilidade especializada irá analisar os impostos exigidos nas duas modalidades: Pessoa Física e Pessoa Jurídica. Por exemplo:
• Pessoa Física: O profissional irá pagar o Imposto de Renda Pessoa Física, podendo chegar ao máximos das alíquotas de imposto de renda, devendo pagar até 27,5% sobre seu faturamento anual;
• Pessoa Jurídica: Também irá pagar tributos sobre o valor do faturamento, mas com alíquotas menores, podendo escolher entre diversos regimes tributários.
PJ: Principais Mudanças
A principal mudança notável ao escolher pela abertura de PJ é no modelo de negócio adotado. Ao constituir uma empresa, o profissional passa a ser administrador – assim como numa loja ou uma indústria, por exemplo. Logo, é preciso uma mudança de mentalidade para compreender que sua atuação não está mais vinculada apenas ao seu nome, surgem novas responsabilidades e oportunidades. Aliás, tornando se PJ (Ou abrindo uma clínica médica), o médico poderá emitir notas fiscais e obter mais abatimentos.
Concluindo, existem muitas vantagens em escolher pessoa jurídica como forma de atuação no meio da saúde. A redução das despesas tributárias, diminuição das alíquotas do imposto de renda, oportunidades de contratação (muitas clínicas procuram profissionais que estão registrados como PJ), entre outros benefícios, mostram a importância de buscar esse modelo de negócio e, principalmente uma contabilidade especializada para oferecer segurança e experiência nessa jornada.
Conte com a Gener, vamos resolver!