Devo abrir um novo negócio na Pandemia?

Devo abrir um novo negócio na pandemia

Sempre quando novos empreendedores nos buscam eles chegam com a seguinte pergunta: “Devo abrir um novo negócio na Pandemia?” 

Épocas de crises trazem muitas incertezas, mas também oportunidades. São nestes momentos que o empreendedor deve ter em mente um plano de negócios bem elaborado, um estudo tributário bem definido, um estudo do mercado onde pretende atuar e o seu segmento de atuação.

O volume de vendas de artigos de segmentos que não são de primeira necessidade teve uma queda drástica. Por mais que isso pareça ruim para quem quer abrir um novo negócio, também pode ser uma grande oportunidade para que você consiga descontos generosos dos fornecedores, os quais estão com mercadorias encalhadas nas prateleiras em sua grande maioria.

Se você tiver um planejamento bem estruturado e reservas para adquirir estoque e enfrentar um período de recuperação da economia, você terá grandes chances de alcançar o sucesso em seu empreendimento.

Outro detalhe que pode ser explorado é investir em artigos ou serviços que possam ser vendidos através da internet. A pandemia trouxe um novo panorama para os negócios, que estão tendo que se adequar a uma nova experiência. Atuando pela internet você deixa de atender apenas o local onde seu estabelecimento se encontra e passa a ter uma área de atuação muito maior.

Agora vou lhe dar algumas dicas que são essenciais para ter sucesso neste momento de crise:

Foque no atendimento de qualidade

As empresas que elevam a qualidade da prestação de serviço passam a ser mais competitivas no mercado, pois um bom atendimento conquista e fideliza o cliente. Quem tiver contato direto com o consumidor deve seguir alguns requisitos básicos para atender bem o público:

– Conhecer bem o seu negócio para oferecer as melhores soluções disponíveis.

– Ser claro e objetivo em suas comunicações, para não deixar o cliente com nenhuma dúvida e passar confiança.

 – Saber ouvir e compreender o consumidor, para entender suas necessidades e solucionar problemas.

– Conhecer o perfil dos clientes da empresa, para dar a eles um tratamento diferenciado.

Respeite os prazos

Por mais básico que esta dica possa parecer, ela faz toda a diferença, para quem usa o serviço de delivery: os seus consumidores querem agilidade e segurança no transporte do produto. Por isso, a sua empresa precisa ser eficiente na entrega, já que cumprir o prazo estabelecido é um fator relevante e decisivo para fidelizar a sua clientela. Para quem é prestador de serviço é fundamental realizar os trabalhos dentro do prazo estabelecido, pois o atraso pode impactar diretamente na vida ou no negócio do seu cliente.

Portanto, estabeleça um tempo de entrega possível de ser atendido para não deixar frustrar a expectativa das pessoas e acabar perdendo futuros negócios.

Diversifique os meios de pagamento

Ampliar as opções de pagamento é estar preparado para atender a todos os tipos de clientes, tanto aquele que pagará à vista como o outro que fará o pagamento em cartão. Ou, ainda, aquele que vai utilizar seu smartphone ou tablet para finalizar a compra, além de abrir um canal para atrair e fidelizar esse cliente.

O cartão de crédito ainda é o mais popular entre os consumidores brasileiros, principalmente por suas duas maiores vantagens: praticidade e prazo de pagamento.

Nos cartões de débito, o pagamento é feito à vista. Assim, o empresário garante o recebimento do valor pelo preço total do serviço ou produto, reduz a inadimplência e promove agilidade nas transações.

Mais um reflexo da expansão do universo online a tendência no mercado são os serviços de pagamento por dispositivos móveis. Basta acoplar um pequeno dispositivo ao próprio telefone, que funcionará como uma maquininha de crédito ou débito.

Ofereça horários flexíveis

Oferecer serviços delivery ou atendimento online em horário alternativo, não comercial, é vantajoso para empresas ampliarem a cartela de clientes, atendendo a demanda de quem precisa resolver emergências à noite, por exemplo. Fique atento, porém, aos custos adicionais que isso pode gerar à sua empresa.

Divulgue a novidade

A divulgação é fator fundamental para o sucesso do seu novo serviço. Mesmo que haja qualidade nas entregas e valores justos, se ninguém conhece o seu sistema de entregas, a sua inovação pode acabar não servindo para muita coisa.

A internet é terreno fértil para divulgar suas ações, ainda mais em tempos de reclusão. Afinal, com ela você consegue quebrar barreiras de acesso a públicos específicos e diminuir os custos, já que pode expor o seu produto ou serviço em milhares de sites, redes sociais, buscadores e reprodutores de conteúdos espalhados em diferentes links e acessados por diferentes perfis de pessoas.

Faça parcerias

Criar parcerias é essencial neste momento de crise, para quem atua com delivery, podem ser feitas parcerias com postos de gasolina e lojas de autopeças. Contar com o auxílio desses estabelecimentos, fundamentais para o funcionamento das motos, é necessário para que o serviço não seja interrompido. Já para prestadores de serviço, podem ser feitas parcerias com coworkings, fornecedores e até mesmo grupos de networking.

Conclusão

Mas e a resposta da pergunta “Devo abrir um novo negócio na Pandemia”?

Apesar do momento ser delicado, também é um momento de grandes oportunidades, por isso você deve ter sempre um planejamento bem estruturado para superar esta época de crise. Seguindo um planejamento e contando com as dicas acima você estará pronto para ter sucesso.

Outro ponto muito importante é contar com a assistência de uma consultoria contábil no momento da abertura e principalmente para a escalada do seu negócio, tendo em vista que existem diversas alterações nas constantes leis devido a inúmeros decretos, é importante ter um contador que te ajude a interpretar estas alterações a fim de utilizar melhor os recursos do seu empreendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *